StartupRS Shoes

Sobre o Programa

Conecte sua startup aos desafios da cadeia calçadista

O programa é destinado à startups ou equipes que desenvolvam soluções em processos, produtos e/ou materiais para a cadeia calçadista e que atendem aos desafios propostos (abaixo). Por meio de consultorias, workshops, mentorias e ações de mercado, o programa visa validar o modelo de negócios das startups, preparação para vendas e conexão com grandes players da cadeia calçadista.

O programa irá rodar de forma online, tanto os workshops quanto as consultorias. Será analisada a viabilidade de realização do Demoday final do programa ser presencial (em dezembro).

Desafios Propostos

  1. Tecnologia para captação de energia para alimentar dispositivos eletrônicos incorporados ao produto
  2. Personalização e exclusividade
  3. Tecnologia em materiais e dispositivos que contribuam para melhoria da performance e conforto
  4. Solado inteligente que informe o usuário sobre desgaste, fadiga, pronação, supinação, distância, entre outras
  5. Tecnologia que proporcione uma experiência equivalente ao cliente provar o calçado, que possa tirar as medidas do pé em geral, para facilitar as vendas por e-commerce.
  6. Produtos funcionais para terceira idade
  7. Plataforma para rede logística + logística reversa
  8. Tecnologia que permita conectar a indústria de máquinas para calçados e couros aos clientes e curtumes dos principais mercados mundiais.
  9. Diminuição do impacto ambiental, aplicação de materiais ecologicamente corretos e reutilização de resíduos (transformar resíduos em novos produtos, diminuindo o custo para a indústria)
  10. Utilização de fibras naturais biodegradáveis extraídas da natureza. Fornecimento do material na metragem adequada para os equipamentos da indústria na produção de cordões utilizados na fabricação de calçados. Ex: Fibra de bananeira, fibra de coco, fibras de câimbo, etc
  11. Ganho de eficiência produtiva e Indústria 4.0
  12. Sensores para monitoramento e medições das etapas do processo produtivo e gamificação de dados de produção (Medicação da umidade do couto na saída do túnel de secagem / medicação do fluxo de tinta de pistolas de pintura)

Escopo do Programa

  • Aula Inaugural
  • Perfil Empreendedor;
  • Design Thinking;
  • Melhorias de Produto e estruturação da startup;
  • Marketing e Vendas;
  • Revisão da Modelagem e pré-pitch;
  • Demoday;
  • Consultorias Individuais de acompanhamento;
  • Interação para validação de produtos, parcerias estratégicas e realização de negócios com grandes empresas e parceiros da cadeia calçadista.

Realização: Sebrae RS

Parceiros: ABRAMEQ, ASSINTECAL, ABICALÇADOS, IBTEC, CICB, IBB,  REGINP, AGS – Associação Gaúcha de Startups e Comunidade RS

O programa é exclusivo para startups sediadas no Rio Grande do Sul.

Startups que podem se inscrever

Mercados de atuação: Cadeia Calçadista
Tipos de negócio: Todos os Tipos
Modelos de Negócio: atendendo aos desafios propostos

Estágios de desenvolvimento: Validação (produto em desenvolvimento), Negócio (produto validado), Escala (clientes e faturamento)
Os critérios para avaliação são: Inovação, Mercado, Equipe e Modelo de Negócio.

Valor para participação: 5x de R$ 190,00 (cartão de crédito).